Categorias
Lifestyle Sustentabilidade Tecnologia

Patinetes elétricos e sua inconveniência urbana

Sexta 7 de fevereiro de 2020, saio para correr às 5h da manhã e no percurso entre Posto 11 e o Posto 12 no Leblon (menos de 1km), sou deparado com vários patinetes jogados no meio da ciclovia. Penso que foram pessoas mal educadas que provavelmente estiveram se divertindo na noite de quinta e não pensaram no próximo.

Presenciar a ciclovia nesse cenário cheio de obstáculos, foi a iniciativa que eu precisava para falar sobre os Patinetes Elétricos e sua inconveniência nada sustentável. Diga-se de passagem, os patinetes jogados no meio da ciclovia não foi um caso isolado, bem pelo contrário isso vem acontecendo rotineiramente e chegou a um ponto de virar obstáculo na rotina de ciclistas e corredores pela manhã.

Patinete “estacionado” no meio da ciclovia. Foto: Rafael Cassimiro (@rbcassimiro)

Lembro que quando eles foram lançados no Rio de Janeiro, eu baixei o aplicativo da Yellow e tinha achado super inteligente o fato de não poderem serem estacionados na orla carioca, vejo que isso mudou e pode ser deixados em qualquer lugar.

Patinetes Elétricos são realmente sustentáveis?

A primeira coisa que penso na mobilidade dos patinetes elétricos é de como aparentemente eles são sustentáveis, aliás eles tem um motor com zero emissão de gases poluentes e as empresas responsáveis dizem que eles foram criados para contribuir com um mundo mais limpo e hospitaleiro, no qual o indivíduo é prioritário em relação ao automóvel.

Mas um estudo publicado no Environmental Research Letters diz que os patinetes na verdade são piores para o meio ambiente do que alguns meios transportes que eles pretendem substituir.
Os pesquisadores Brenna Copeland, Jeremiah X Johnson e Joseph Hollingsworth da Universidade da Carolina do Norte responsáveis pelo estudo, esclarece que apesar dos patinetes não gerar gases poluentes, é necessário uma avaliação completa do seu tempo de vida.

Na pesquisa eles descobriram que apesar da sua sustentabilidade quanto a emissão dos gases poluentes, o seu maior problema é o ecossistema que envolve todo o processo de fabricação de peças como rodas e baterias, bem como a rotina de pegar, recarregar e devolver esses equipamentos às ruas.

Para se aprofundar mais sobre o assunto recomendo a leitura da pesquisa envolvendo patinetes, o processo de fabricação, logística urbana, comparações com outros meios de transporte, as emissões de gases entre outras forma analíticas e completa para embasamento dos resultados. Link https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/ab2da8



Deixe seu comentário